Coldplay no Brasil [#2] – Hospedagem

21 janeiro, 2016

Com ingresso e passagens em mãos, é possível dar até uma respirada mais aliviada. Mas é preciso guardar fôlego para mais uma etapa: escolher um lugar para ficar na cidade. Para aqueles que não contam com a boa graça de morar em São Paulo ou Rio de Janeiro, a hospedagem é um outro item de primordial consideração antes da chegada de abril.

Se você tem um parente ou amigo que mora nas capitais que receberão os shows, talvez seja esta a hora de dar aquela reativada na relação. Brincadeira à parte, é sempre bom ter uma pessoa confiável como apoio para dúvidas diversas. “Qual ônibus pego?” “Até que horas o metrô funciona?” “Você saber se há lanchonetes nos arredores do estádio?” Um local sempre será a pessoa mais indicada para fornecer as informações mais precisas. Se você tem a sorte de poder contar com um residente que te hospedará, seu caso está resolvido com facilidade. Vale até levar uma lembrança de sua cidade natal como um cuidado especial para quem está te quebrando um verdadeiro galho.

Se você não tem a regalia de uma pessoa amiga próxima, será mesmo necessário desembolsar algumas notas a mais. A não ser você seja fã que não importe em dormir em um espaço sem muitos luxos, como um belo sofá. O couchsurfing é um site especializado em conectar pessoas de diversas partes do mundo dispostas a trocar experiências. A coisa acontece da seguinte forma: o site reúne uma série de anfitriões que disponibilizam em seus próprios lares uma cama ou um sofá para o repouso de viajantes. Os anfitriões, geralmente, são pessoas que gostam de viajar, conhecer novas pessoas e são amigáveis à ideia de fornecer dicas e um bom papo a quem chega. O tempo de permanência é combinado entre ambas as partes, tanto por quem oferece o canto quanto por quem vai usufruir da experiência de dormir fora de casa. Tudo isso sai por uma bagatela de 0 real. Isto mesmo: o serviço é gratuito. A ideia por trás da plataforma é criar vínculos entre as pessoas de modo amonetário; a moeda de troca neste caso é a confiança e a hospitalidade. O site, para maior segurança dos usuários, conta com um sistema de referências: os anfitriões recebem avaliações e comentários sobre a forma como receberam em casa os externos. É possível, ainda, trocar quantas mensagens forem necessárias com a pessoa disposta a te receber. Dessa forma, laços já vão sendo estabelecidos previamente e você se sente mais seguro para fechar um acordo. Esta é uma oportunidade única para quem quer economizar em hospedagem. Afinal, gastos com passagem + ingresso já contabilizam uma boa cifra. De quebra, você ainda ganha uma oportunidade incrível de fazer um novo amigo.

Se você está indo para o show com um grupo de amigos, uma opção interessante é dar uma olhada no airbnb. A ideia do site é ser um espaço onde pessoas disponibilizam quartos e/ou acomodação completa mediante pagamento de diárias. A ideia aproxima-se da noção de aluguel: paga-se um valor x por um quarto de uma casa por y dias. O airbnb é uma plataforma confiável, funcionando em mais de 190 países. A opção é bem interessante caso o fator privacidade seja primordial na escolha por uma hospedagem. Se você for alugar um quarto, provavelmente vai compartilhar a casa com o proprietário. Se for alugar a acomodação completa, todos os aposentos serão de uso exclusivo. Assim como o couchsurfing, o airbnb conta com um sistema de referências; antes de fechar uma acomodação, você pode entrar em contato com o seu suposto futuro anfitrião de modo a sanar eventuais dúvidas.

A escolha por uma acomodação é muito pessoal e diversa: uns podem prezar pelo preço, outros pelas instalações oferecidas, há ainda quem paute a decisão na oferta de transportes nas adjacências… Hotel? Pousada? Hostel? De modo geral, cada categoria de hospedagem oferece uma vantagem sobre a outra. Hotéis costumam ser mais práticos em termos de serviços oferecidos; pousadas tendem a ser mais intimistas e aconchegantes. Os hostels – que têm ganhado grande visibilidade no cenário brasileiro – são, teoricamente, opções mais econômicas e geralmente oferecem atividades lúdicas e costumam reunir um público mais jovem. Para encontrar a hospedagem perfeita, vale uma busca em sites especializados como o Tripadvisor, Trivago, Hotel Urbano, Booking.com e Hostelworld. Neles, você encontra a relação de preços, serviços oferecidos, fotos dos aposentos de cada hospedagem e tem acesso a avaliações e comentários de hóspedes anteriores. Na maioria deles, é possível indicar uma faixa de preço desejada para que a busca seja mais precisa.

Que tal esses quatro fazendo uma sessão acústica em um quarto de hóspedes ao lado do seu?

Que tal esses quatro fazendo uma sessão acústica em um quarto de hóspedes ao lado do seu?

Em todo o caso, é inegável que a proximidade aos estádios é um importante fator na hora de escolher um lugar para passar a noite. É possível conferir aqui uma lista de hospedagens próximas ao Maracanã e aqui uma lista de hospedagens nas proximidades do Allianz Parque, organizados da menor distância entre hospedagem/estádio para a maior distância entre ambos. Em uma pesquisa rápida por acomodações de preço razoável nas proximidades dos estádios, verificou-se, em São Paulo, o Hostel Casa Branca e o O’Riley’s Perdizes Hostel e, no Rio de Janeiro, o Arena Maracanã Hostel, o Maraca Hostel e a Casa da Celeste Cama & Café.

Um fator para se comemorar: abril é considerado um mês de baixa temporada, logo as hospedagens fornecem preços teoricamente mais acessíveis. Além disso, o show de São Paulo acontece em uma quinta-feira, sendo mais um motivo de comemoração: os preços das acomodações são geralmente mais baixos em dias úteis. Por este lado, podemos até agradecer pela inconveniência de um show em dia de semana.

Com ingresso + passagem + hospedagem em mãos, você está a um passo do paraíso. Apenas certifique-se de controlar a ansiedade e sobreviver até abril.


A equipe VivaColdplay não recebeu qualquer valor e/ou premiação pelas hospedagens apontadas. Todas as indicações foram realizadas com base em pesquisas na internet e tendo em vista unicamente o fator PROXIMIDADE com os locais de show. Dessa forma, não está em pauta a qualidade dos serviços prestados pelas acomodações.

error: Content is protected!