[Let’s Talk #20] B-Sides

Gabriel Acquaviva
1 jul 2015

Você sabe o que são B-sides? O disco de vinil possui dois lados, lado A e lado B, normalmente o lado B (B-side) era composto de músicas experimentais e alternativas e o lado A (A-side) continha músicas mais comerciais. Com os discos no formato que vemos hoje, não temos mais o lado B, então as músicas que estariam no B-side não ficam mais no álbuns. Mas o termo ainda continua, e é usado para canções que o artista não coloca nos álbuns, normalmente colocada nos discos de singles promocionais.

contracapa clocks

Single de “Clocks”, acompanhada de B-sides.

Mas você conhece os B-sides do Coldplay? Durante a carreira da banda, foram lançados vários B-sides. Músicas que ficaram de fora dos álbuns e vieram com os singles. Em 2007 foi lançada uma coletânea em formato de vinil 7” com todos os singles e B-sides do Coldplay de 1999 a 2006, da era Parachutes até a era X&Y.

Coletânea dos singles.

Coletânea dos singles.

Posteriormente os B-sides de “Viva la Vida” vieram em um EP chamado “Prospekt’s march”, contendo até outras versões de músicas como “Lovers in Japan” e “Lost”, e outras inéditas. Nesta Era, alguns b-sides foram ainda lançados junto com singles promocionais, como A Spell A Rebel Yell, presente no single de Violet Hill.

CPLAY.PROSPEKT.WALLET.01.fin2:Layout 1

Prospekt’s march, o B-side de Viva la Vida.

Na era Mylo tivemos apenas um B-side oficialmente lançado, presente no EP de “Every Teardrop is a Waterfall”, conhecido como “Moving to Mars”.

Em Ghost Stories não temos nenhum B-side, já que “Ghost Story” e “All Your Friends”, que seriam B-sides e estão no EP de “Sky Full of Stars” também estão no álbum (Apenas na versão Deluxe). A escassez de B-Sides hoje é grande. Em janeiro deste ano foi respondida no oráculo uma pergunta sobre o “sumiço” dessas músicas.

11693062_784478554982949_1911133479_n


 

E aí, qual seu B-side favorito do Coldplay? Deixe nos comentários!

Gabriel Acquaviva

"God put a smile upon my face"