A Whisper [#1]

17 julho, 2015

 

Começamos hoje a coluna A Whisper, uma série de postagens mensais com curiosidades sobre o Coldplay, enquanto aguardamos ansiosos o lançamento do LP7. Serão sete curiosidades, uma referente a cada era, e a sétima referente ao Coldplay de forma geral. Será que você sabe bastante coisa a banda?

Pra começar, vocês sabiam que o álbum “Parachutes” foi dedicado pela banda à Sara Champion, a mãe de Will, que falecera de câncer? Seu funeral aconteceu no dia da gravação do videoclipe de “Yellow”, ficando assim decidido que somente Chris apareceria no vídeo. Originalmente, a ideia era que toda a banda aparecesse, em um ambiente ensolarado. Ironicamente, àquele foi um dia chuvoso.


 

Em 2003, “A Rush of Blood to the Head” conseguiu atingir a posição de número 473 pela revista Rolling Stone nos 500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos. Já em 2007, a The National Association of Recording Merchandisers e o Rock and Roll Hall of Fame divulgaram uma lista do que eles chamam de Os 200 Álbuns Definitivos de Todos os Tempos, com a disco aparecendo na 65ª posição, o que o torna um dos álbuns mais aclamados de todos os tempos.

arobtth


 

 

A ex-ginasta Barbara Moseley, a protagonista do vídeo da canção “The Hardest Part”, faleceu em 1996, com 90 anos. A apresentação de Barbara e Spencer (na época com 56 anos) mostrada no vídeo foi registrada em 1990, em Miami, para um programa matinal chamado Attitudes. O vídeo da canção foi gravado em 3 de março de 2006, o ano em que Barbara completaria 100 anos. Barbara Moseley ainda hoje é referenciada e tida como um exemplo por diversas associações de atletas veteranos em todo o mundo.


 

Um fato curioso é que a primeira canção que Chris Martin e Jonny Buckland tocaram para Guy Berryman ao convidá-lo para entrar na banda foi “Violet Hill”, sendo esta gravada apenas em 2008, para o álbum “Viva la Vida or Death and All His Friends”.


 

O único país que a canção “Princess of China” alcançou a posição #1 foi no Brasil (Billboard Hot Pop). No País, ela ainda alcançou a posição #8 (Billboard Hot 100 Airplay), ambos os feitos aconteceram em maio de 2012.


 

Os leitores da Rolling Stone Brasil elegeram “Magic”, primeiro single de “Ghost Stories”, como a Melhor Canção Internacional de 2014.

rs
Sobre a banda, uma curiosidade interessante é que o Coldplay foi a terceira banda a estrear em primeiro lugar no UK Albums Chart com os seus seis primeiros álbuns, atrás apenas dos The Beatles (11 álbuns) e Oasis (7 álbuns).


 

E aí, gostaram de saber um pouco mais sobre a banda? Deixe sua resposta nos comentários. See you soon.

error: Content is protected!