[Let’sTalk #13 ] Cafante dos Eleminhos.

20 outubro, 2011

Mais uma nova edição do Let’s Talk – você pode ler as outras edições aqui – dessa vez vamos falar do criativo e emocionante clipe de Paradise. Estranhou o título? Clique em leia-mais para ler a matéria completa.

Não, eu não sofro de dislexia. Cafante dos Eleminhos é só uma brincadeira de troca-letras que meus pais faziam com o título do filme “No Caminho dos Elefantes”. A história é sobre uma esposa, interpretada por Elizabeth Taylor, que terá o desafio de viver num país hostil,  longe da Inglaterra, ao lado do marido que só pensa na sua fazenda produtora de chá que fica bem no caminho por onde os elefantes passam pra poder beber água. Agora, estão todos se perguntando “e daí?! o que o Coldplay tem a ver com isso?” Tudo! Desde a brincadeira com o nome do filme até o desafio de sustentar suas escolhas.

Poster do filme "No Caminho dos Elefantes"

Estou falando do vídeo feito para a música Paradise, de Mylo Xyloto, o quinto da banda. Enquanto todos esperavam ver a tal modelo brasileira desfilando seus cabelos ruivos ao pôr do sol, numa praia paradisíaca, o Coldplay surge com algo totalmente diferente. Clipes inusitados não são novidade na história deles. Eles já se utilizaram de recursos diversos em seus vídeos, como a animação (em Don’t Panic, Trouble,  Strawberry Swing), os fantoches (Life in Technicolor) e truques  cinematográficos (como em Every Teardop is a Waterfall, The Scientist, Hardest Part). Também não é novidade o convite feito a Mat Whitecross para dirigir um clipe – foi ele quem esteve à frente  dos videos de Bigger Stronger, Lovers in Japan, Every Teardop is a Waterfall e Christmas Lights.

Mat Whitecross e Coldplay nos bastidores de Christmas Lights

O que nos tomou de assalto em Paradise foi a combinação de história simples, belas paisagens, humor inocente e interpretação despretensiosa. Provavelmente, a idéia original tenha sido plantada por Jonny, Chris, Will e Guy, e encontrou no tipo de direção comovente  de Whitecross o terreno fértil para florescer. Tudo isso bem amarrado pela música envolvente que ela é  e seu refrão irresistível de se cantar junto.  É como uma brincadeira de criança! A escolha do tema e dos personagens foi tão acertada que atinge em cheio a nossa memória afetiva, as lembranças da nossa infância, nosso universo onírico. Quem não amou Babbar e Dumbo? Quem não ama Badou ou Elle? Como não se enternecer vendo a saga de Elefanchris em busca de  seus irmãos de banda?

 

Mylo Xyloto vem recebendo críticas negativas desde o começo. Seja por soar diferente dos trabalhos anteriores, ou pelo fato de ser um álbum conceitual, seja pelas letras das músicas. Quanto ao falatório, os membros da banda tem declarado que se sentem mais livres para arriscar e que estão muito empenhados em fazer o que tem vontade. É um grande desafio quando você escolhe se vestir de elefante e andar de monociclo para fazer o vídeo clipe de uma canção romântica, principalmente se isso já foi feito de maneira parecida por outra banda.  Para eles, não deve ser fácil agüentar as críticas que certamente virão. Mas para nós, fãs do Coldplay, tem sido uma experiência ótima. Como já escreveu algum gênio (cujo nome eu não me lembro), “quanto mais fores o que quiseres,  mais serás o que eu queria”. De minha parte, afirmo que tenho me divertido muito com as músicas, as apresentações ao vivo, as entrevistas… tudo que se refere a Mylo Xyloto, incluindo aí o vídeo de Paradise. Então, não resista! Abra caminho para o som dos elefantes e se deixe levar pela brincadeira do Coldplay.

 

Assista ao video clipe de Paradise aqui

*Este é um texto autoral. O site não se responsabiliza pelas opiniões da autora.

error: Content is protected!