[Let’sTalk #9] A originalidade de Every Teardrop Is A Waterfall.

Diego Luiz
5 jun 2011

O lançamento do novo single do Coldplay foi um dos assuntos mais falado na última sexta-feira. Dividiu os fãs e a crítica (a maioria recebeu a música de maneira muito positiva). Infelizmente junto com a música veio também à controvérsia das afirmações de que eles copiaram “’Ritmo De La Noche” uma “dance music” dos anos 90.  Alguns sites chegaram a colocar no título “Coldplay copia novamente”, outro escreveu: “Mesmo o Coldplay não pode vir com coisas novas. O Ano dos imitadores”.  Se você não quer fazer como esses sites, clique no leia-mais para saber  a respeito da originalidade de ‘Every Teardrop is a Waterfall’.

Depois das acusações Chris Martin, veio para esclarecer, e confirmou que a banda colaborou com Peter Allen e Anderson Adrienne, cuja canção “I Go to Rio” foi também usada em “Ritmo De La Noche”. Allen e Anderson também receberam os seus devidos créditos na música, e Chris Martin confirmou no site oficial do Coldplay: “Every Teardrop Is A Waterfall” contém elementos de “I Go To Rio”escrito por Peter Allen e Anderson Adrienne “.

De acordo com o site Digitalspy, um porta-voz da banda, disse: “Chris se inspirou para escrever a canção após assistir o filme de Alejandro González Iñárritu,  Biutiful. “No filme, há uma cena noturna – durante o qual uma faixa está tocando no fundo – com base em” I Go To Rio”.  Como resultado, Allen e Anderson também são creditados como os escritores de ‘Every Teardrop Is A Waterfall’.
.
Peter Allen foi um compositor australiano, suas canções se tornaram populares por muitos artistas. Além de gravar vários discos, ele teve uma carreira de cabaré e de concertos, com diversas aparições nas rádios da época. Allen ainda chegou a ganhar um Oscar de melhor canção para o filme Arthur, O Milionário Sedutor  de 1981.  Uma das canções que marcaram sua carreira foi, “I Go to Rio”, em co-autoria com Adrienne Anderson (um compositor norte-americano, mais conhecido por ser o co-roteirista de “Could It Be Magic”, entre outras canções de Barry Manilow).
A canção foi lançada em 1976, no álbum de estúdio de Peter Allen. Em 1977, foi lançado com sucesso como single na Austrália, onde foi número 1 por cinco semanas, e foi o sexto single mais vendido na Austrália naquele ano. A canção foi regravada por Peggy Lee em 1977, bem como pelo famoso cantor francês Claude François, com tradução francesa, em 1978. Em 1979,  foi muito popularizado nos Estados Unidos pelo grupo de pop/rock Pablo Cruise. Em 2008, a canção foi regravada pelo guitarrista australiano Tommy Emmanuel, em seu álbum ao vivo.  Allen, morreu em 1992, teve uma bem sucedida carreira musical na década de 1970 a 1980, liberando mais de dez álbuns solo.
.
Fica evidente a tentativa de alguns sites de tentarem acusar o Coldplay sem ao menos se dar o trabalho de pesquisar a origem da música. Claramente homenageado pela banda, o músico ficaria muito feliz de estar sendo representado pelo Coldplay a essa nova geração, afinal quem aqui já conheceu o grande artista que foi Peter Allen?
.
Você pode conferir também as outras matérias pelo Let’s Talk clicando aqui. Até a próxima.

Diego Luiz

@diegolsc

  • Fatality nesse povo que quer criticar sem saber do que tão falando.

  • Excelente e esclarecedor! Parabéns! ;)

  • Cinthia

    Esse povo não perde uma oportunidade de acusar o Coldplay de plágio. Já não está mais do que provado que os meninos são talentosos? Que perseguição!

  • malu

    ai que povo em!!! mas qual o problema da música ser inspirada em outra? é a coisa mais normal do mundo… e tudo que se faz n surge do nada msm q indiretamente vc sempre é influênciado por algo
    [msm q vc ache que é original, nunca foi é nunca será] dito filosófico …. :pazamor:

  • Depois disto, resta o silêncio a aqueles que criticaram tanto sem razão
    @urasamurashima

  • Daniela

    Isso deve ser bem divulgado pelos fãs da banda, para que essas reportagens que só querem fazer barulho se calem e se retratem.

  • Excelente trabalho.

  • Elena

    o site da Uol também espalhou notícia errada, eu comuniquei erro mas eles não consertaram até hoje
    infelizmente a mídia está podre, se eles acham que determinado assunto gera polêmica, eles não tão nem aí se é verdade ou não

  • Jackie!

    Excelente, muito esclarecedor mesmo.
    E já que a mídia é assim, por que não acusaram a Jennifer Lopez de plágio?

  • HEITOR TEIXEIRA

    Concordo plenamente…
    As pessoas preferem criar conceitos, sem ao menos ter consciência do que estão falando…

  • Sei que está um pouco fora do assunto (eu sei, muito fora do assunto) li uma coisa que faz todo sentido. o nome do álbum pode ser “MX”.
    Essas iniciais estão no jornal ao lado da palavra “News” na página inicial do site da banda. É uma pista bem quente 9e que ninguém até agora tinha notado). Além disso a imagem divulgada (do homem andando) pode ser a capa, já que ela ilustrou essa música. Pode ser isso não é?

    • Paulinha

      Além de estar escrito MX no jornalzinho do “news”, dentro dele tá escrito tbm a palavra “UFO”…

      • Essas duas palavras também estão no piano e no baixo. Com certeza dizem alguma coisa

  • Little

    Bom, eu que já não tenho muita paciência pra gente ignorante… informe-se!

  • Evelin

    UAU, o povo só quer acabar msm quaaaaantos e quantos artistas homenageam musicas antigas ?
    eu acho q é a mesma coisa de resussitar aposto que como eu um monte de fãs foram atras do tal do Ritmo de la notche e do I go to rio (; e pra quê esse desespero todo o Coldplay se deu o trabalho de dar os créditos à musica bem no fim do post ! tá lá pra todo mundo ver

  • Keka Kircher

    Sabe o que eu acho? Quando alguém quisesse falar do Coldplay – seja bem ou mal – devia antes dar uma passadinha aqui. Tem tudo aqui! Assim ficariam sabendo das coisas como elas realmente são e não pagariam o mico de ficar falando besteira. Parabéns, Diego! Sempre rápido no gatilho e com mira certeira. :aplauso:

  • Lipe Wave

    Show de bola!
    Parabens VLC!

    Foi um tapa sem mão nesses calhordas da mídia! :podevir:

  • Esse jornalismo de hoje que quer ser polêmico antes de ser verdadeiro é repugnante… O mundo tá de ponta cabeça…

  • Parabéns pela matéria! Mais que esclarecedora e bem escrita!

  • Dani Modesto

    Isso que são jornalistas sérios, veem alguns comments no Youtube e publica matéria baseada nisso. Adorei a música. Loop Infinito.

  • Camila

    Acho que não é preciso dizer mais nada, nós fãs acreditamos na originalidade do Coldplay e isso basta. :legal:

  • acho que essa noticia só me deixou mais feliz. Cara, ETIAW foi inspirada em uma musica que fala do Brasil!!

  • Nati

    Coldplay faz=Plágio. Mas que gente bem invejosa não tem o que fazer, criticam antes de saber das coisas. Inveja é coisa de gente sem talento.
    O Coldplay não precisa copiar ninguem eles sao perfeitos e ORIGINAIS :love:

  • Qualquer artista é fortemente influenciado por muitos outros que o precederam. Isso é fato. Não existe arte 100% original. A genialidade, hoje em dia, consiste em saber mesclar essas influências e criar coisas muito belas e ao mesmo tempo imprimir sua própria marca. O Coldplay faz isso desde o começo. O estilo deles é único. O disco Viva La Vida evidenciou isso. Lembro-me que ao ouvir todo o disco pela primeira vez, pensei: “Uau! Nunca ouvi uma sonoridade assim! São sons únicos, experimentações brilhantes!”. Desde então tornei-me admiradora e hoje sou fã.
    E dá-lhe Brian Eno também, o “cara”!

  • Isabella

    essas pessoas não tem notícias pra publicar e acha que falando mau deles vai causar algum dano a carreira do Coldplay…..
    Eu amei a música isso é intriga porque os caras são muito bons. :blabla:

  • Agora que vemos o quanto muito jornalistas, radialistas e sites são irresponsáveis por não pesquisar a veracidade das coisas. Quando vi a suposta notícia de plágio, eu por conta própria, comecei a procurar, e vi que o CP havia dados os crédito e realmente se INSPIRADO no verdadeiro compositor da música, que não era da banda Mystic, ou seja, todos que noticiaram isso, erraram duas vezes, uma por não saber de quem era a música de verdade, e outra, por não checarem que o CP somente se inspirou. Se inspirar, é muito diferente de copiar.Se o CP cantar “parabens pra vc” eu com certeza vou gostar, sou fã incondicional.

  • O fato do Coldplay ter usado a música “I Go To Rio” como base para a “Every Teardrop is a Waterfall” é muito interessante para mim, não sei, “I Go To Rio” fala sobre o Brasil, no caso Rio de Janeiro, e o Coldplay usou a base de uma música feita com um tema “brasileiro”, sei que isso parece não dizer nada, mas, penso que eles se inspiraram no ritmo brasileiro, na alegria, se é que posso dizer assim, não sei se está dando para entender, o que que estou querendo dizer é que Every Teardrop é uma música com batida alegre, bem ao estilo brasileiro, não sei vocês mas eu levo a música como uma homenagem a nós, de forma indireta talvez. E quanto as criticas… meu silêncio, apenas.

  • Perfeito. Acabo de fazer uma versão, exatamente para: Every Teardrop Is A Waterfall – e estou agora indo atrás da autorização da obra, pois, estou produzindo uma versão brasileira da mesma com um cantor brasileiro. Creio que irão gostar. Obrigado pelas informações, foi bem importante p/ mim. Abs!